CALAConjunturaInternacionalSolidariedade

Terremotos na Turquia, Síria e Curdistão. Um chamado de solidariedade anarquista

Os terremotos de 6 de fevereiro e seus tremores secundários devastaram regiões inteiras. O número de mortos está nas dezenas de milhares e continua a aumentar. O acesso à água, eletricidade, gás, alimentos e outras necessidades básicas é reduzido ou inexistente para milhões de pessoas.
Nossos camaradas em organizações anarquistas, sindicatos de base e organizações populares estão trabalhando juntos e estão diretamente envolvidos nos esforços de socorro.
Estamos agora lançando uma campanha de arrecadação de fundos para apoiar o trabalho dessas organizações.
O regime do Partido de Erdogan, o Justiça e Desenvolvimento (AKP), impede que organizações progressistas coletem doações e forneçam alívio e solidariedade tão necessários.
Para dar apenas um exemplo: no dia dos terremotos – em uma demonstração de solidariedade conhecida apenas pelos trabalhadores e oprimidos – o Sindicato Independente de Trabalhadores Mineiros declarou imediatamente que estava pronto para enviar seus membros às áreas afetadas para ajudar nas operações de busca e resgate nas 24 horas mais críticas após os terremotos. Eles foram impedidos de fazê-lo durante dois dias pelo Estado.
Um estado que preferiria ter trabalhadores arriscando suas vidas no subsolo, extraindo lucros para a classe dominante em vez de salvar as vidas de dezenas de milhares de pessoas enterradas sob os escombros de suas próprias casas. Enterrados sob edifícios construídos por máfias imobiliárias que – com a cumplicidade do Estado, que negligencia a aplicação de códigos de construção e regulamentos de segurança – fazem o que podem para obter lucro ignorando os padrões de segurança e cortando custos; mesmo que isso custe dezenas de milhares de pessoas suas vidas.
A ajuda humanitária é confiscada e redistribuída pelo AKP e seus escritórios islamo-fascistas. Os fascistas e seus homólogos da polícia civil ameaçam “desaparecer” pessoas comuns que trabalham 24 horas por dia para alimentar e prestar ajuda aos desalojados pelos terremotos.
Claramente, o Estado e seus apoiadores estão mais preocupados em manter o sistema capitalista do que em salvar a vida de dezenas de milhares de pessoas. É por isso que eles perturbam e atrasam a solidariedade popular e a ajuda mútua.
Nesta terrível tragédia, que ainda está longe de terminar, o sistema estatal e capitalista é responsável por muito mais mortes e muito mais sofrimento do que aquele causado pelos próprios terremotos. Mas nós vamos cobrir nossas feridas abertas com a solidariedade dos trabalhadores e dos oprimidos.
A fim de garantir a segurança de nossos e nossas camaradas, não divulgaremos os nomes das organizações às quais as doações são destinadas. Elas são organizações anarquistas, sindicatos de base e organizações populares com as quais já trabalhamos e que têm toda a nossa confiança.
As doações são coletadas por nossos camaradas na Suíça, que já possuem uma estrutura de solidariedade internacional. Além de nossos camaradas anarquistas e sindicalistas, parte das doações irá para a filial suíça do Crescente Vermelho do Curdistão.
Envie suas doações para
Association pour la Promotion de la Solidarité Internationale (APSI)
Place Chauderon 5
1003 Lausanne
Switzerland
IBAN: CH84 0900 0000 1469 7613 8
SWIFT/BIC: POFICHBEXXX
Name of the Bank: PostFinance SA;Mingerstrasse 20;3030 Bern;Switzerland

Assinam:

☆ Alternativa Libertaria (AL/FdCA) – Italy
☆ Aotearoa Workers Solidarity Movement (AWSM) – Aotearoa/New Zealand
☆ Federación Anarquista Uruguaya (FAU) – Uruguay
☆ Embat, Organització Llibertària de Catalunya – Catalonia, Spain
☆ Libertäre Aktion (LA) – Switzerland
☆ Organisation Socialiste Libertaire (OSL) – Switzerland
☆ Grupo Libertario Vía Libre – Colombia
☆ Karala – Turkey
☆ Corodenação Anarquista Brasileira – Brazil
☆ Die Plattform – Germany

☆ Anarchist Yondae – South Korea
☆ Rusga Libertária – Brazil
☆ Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ) – Brazil
☆ Organização Anarquista Socialismo Libertário (OASL) – Brazil
☆ Coletivo Mineiro Popular Anarquista (COMPA) – Brazil
☆ Union Communiste Libertaire (UCL) – France
☆ Tekoşîna Anarşîst (TA) – Rojava
☆ Federación Anarquista de Rosario (FAR) – Argentina
☆ Organización Anarquista de Cordoba (OAC) – Argentina
☆ Organización Anarquista de Tucumán (OAT) – Argentina
☆ Organización Anarquista de Santa Cruz (OASC) – Argentina
☆ Black Rose Anarchist Federation / Federación Anarquista Rosa Negra (BRRN) – United States
☆ Federación Anarquista Santiago (FAS) – Chile
☆ Melbourne Anarchist Communist Group (MACG) – Australia
☆ Anarchist Communist Group (ACG) Great Britain