FAGTerritorial

AÇÃO DIRETA DERRUBA REINTEGRAÇÃO DE POSSE CONTRA A RETOMADA GÃH RÉ

Na noite de ontem um despacho da Juíza Federal, Tani Maria Wurster decidiu pela suspensão parcial a decisão liminar de reintegração de posse movida pelo Grupo Maisonnave contra a Retomada Gãh Ré, do Morro Santana, em Porto Alegre.

O recuo da justiça burguesa aconteceu após as lideranças da retomada darem o exemplo de coragem com a ação direta feita na semana passada com a ocupação da Coordenação Técnica Local da FUNAI em Porto Alegre.

A ação pressionou a FUNAI a entrar com um recurso pedindo a suspensão da reintegração de posse, se somando as outros agravos já movidos pela defesa jurídica do COMIN e do MPF.

Desde o início da Retomada, a cacica Gah Té vem demonstrando que a espera pelas instituições não leva a lugar nenhum, já que aguardou mais de 30 anos a demarcação de seu território e nada aconteceu. Por isso decidiu retomar seu território ancestral em outubro de 2022. Em pleno período eleitoral, enquanto a maior parte das organizações da esquerda voltava suas forças para eleger Lula, nascia a Retomada Gãh Ré, no sopé do Morro Santana.

Da mesma forma, por mais de 30 anos o terreno dos Maisonnave ficou abandonado e hipotecado ao Banco Central e em todo esse tempo, União não foi capaz de cobrar as dívidas da família de parasitas, como já apontamos no dossiê “A impunidade tem sobrenome”. A comunidade kaingang cansada de esperar, resolveu agir e fazer valer a justiça popular, em nome dos milhares de cidadãos que perderam suas economias para a família de banqueiros.

Sabemos que essa vitória é parcial e por isso a importância agora de exigir da FUNAI e do Ministério dos Povos Indígenas que façam avançar os estudos técnicos que irão garantir o processo de demarcação da Terra Indígena do Morro Santana, que tramita na FUNAI desde 2008. A mobilização nacional contra o Marco Temporal é urgente e fundamental para garantir o avanço da demarcação de centenas de terras indígenas de norte a sul do Brasil.

VIVA A RETOMADA GÃH RÉ!
MORRO SANTANA É TERRITÓRIO INDÍGENA, DEMARCAÇÃO JÁ!
NÃO AO MARCO TEMPORAL!
AÇÃO DIRETA É A ARMA QUE NÓS TEMOS PRA FAZER JUSTIÇA!

Federação Anarquista Gaúcha (FAG), 22 de março de 2023.