Memória

[FARJ] Nota de pesar – Sergio Mesquita

Sergio em uma atividade organizada pelo Marques da Costa no IFCS sobre Sacco e Vanzetti em 2007

Faleceu o companheiro Sérgio Luiz Monteiro Mesquita, atingido por Covid-19. Professor de história de Duque de Caxias e pesquisador, Sérgio participou ativamente do Núcleo de Pesquisa Marques da Costa (NPMC) e da Biblioteca Social Fábio Luz (BSFL), ambos espaços ligados à Federação Anarquista do Rio de Janeiro. Sérgio era professor da escola Assis Chateaubriand, em Duque de Caxias, e escreveu diversos artigos para nosso periódico, o Emecê e pesquisou ativamente a história das lutas da classe trabalhadora na Baixada Fluminense. A memória que ficará de Sérgio é de um grande pesquisador, professor e companheiro. Pessoa doce e bem humorada, que com sua presença, sempre abrilhantou os eventos de pesquisa que organizamos.

Sérgio Mesquita contribuiu com o estudo da Greve Geral de 1917 no Rio de Janeiro, com Lima Barreto e diversos temas relativos ao estudo do movimento operário e da classe trabalhadora. Sérgio é mais um trabalhador brasileiro atingido pela pandemia, que morre devido ao descaso do Estado com a saúde pública e o bem-estar dos trabalhadores.

A Federação Anarquista do Rio de Janeiro lamenta a perda desse valoroso amigo e colaborador, desejando aos seus familiares e amigos, força para passar por esse momento.

Que a terra lhe seja leve companheiro Sérgio!

Federação Anarquista do Rio de Janeiro

One thought on “[FARJ] Nota de pesar – Sergio Mesquita

  • Renato Ramos

    Sérgio Mesquita, nosso querido Sérgio “Banzo”, foi uma daquelas pessoas raras, que se encontram poucas ao longo da vida. Gentil, inteligente, bem humorado e dedicado pesquisador da História do movimento operário na Baixada Fluminense e de Lima Barreto, com o qual possuía muitas semelhanças físicas (ao menos nós achávamos…). Sua morte prematura é um duro golpe em todos/as aqueles/as que o admiravam e respeitavam. Companheiro “Banzo”, presente!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *