Solidariedade

[COMPA] Nota de solidariedade às comunidades atingidas por enchentes em MG e BA

O COMPA – Coletivo Mineiro Popular Anarquista – apresenta sua solidariedade às famílias atingidas pelas enchentes, deslizamentos de terra e rompimentos de barragens.

NÃO SÃO TRAGÉDIAS, SÃO CRIMES!
CHEGA DE CONFUNDIR O DESCASO COM FATALIDADE!

Desde o início da temporada de chuvas, o rastro de destruição e morte em mais de 300 municípios é visto nos estados de Minas Gerais e Bahia. Desde outubro de 2021, estes dois estados já contabilizam mais de 70 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas e mais de 50 mortes.

CHEGA DE CULPAR A NATUREZA PELO CRIMES DO ESTADO E DO CAPITALISMO!

As mineradoras e agronegócio são duas facetas da mesma moeda. Destroem nossos recursos naturais, fragilizam o solo, mudam a harmonia da natureza e por conta disto nos submete a situações cada vez mais extremas.

O governo Zema (Partido NOVO) mostra-se como mais um lacaio a serviço do grande Capital e trabalha para que as leis sejam cada vez mais fracas com esses exploradores da natureza e do povo.

As ditas flexibilizações das leis de conservação da natureza tem apenas um objetivo: Aumentar ao infinito o lucro das mineradoras, do agronegócio e dos acionistas das bolsas de valores.

Enquanto isso, ao povo resta o medo constante provocado pela falta de segurança das barragens, a doença advinda dos agrotóxicos e a miséria dado a perda do pouco que tem ante às enchentes ou às secas. E novamente, são os mais pobres que sofrem a perda de seus familiares, de suas casas e de sua própria história.

SOLIDARIEDADE DOS “DE BAIXO” E A HIPOCRISIA DOS “DE CIMA”

Nós, os “de baixo” organizamos de modo imediato as mais diversas ações de solidariedade.

Garantimos abrigos a muitos sob nossos tetos, conseguimos alimentos, roupas, água potável e acolhimento. Faríamos muito mais se não estivéssemos submetidos à uma sociedade que nos rouba e nos explora.

Enquanto isso, o Estado não apresenta alternativas que garantam a sobrevivência das pessoas e a reparação integral dos direitos de famílias que, simplesmente, perderam tudo.

A função de governadores e prefeitos deve ser planejar e executar ações que sejam capazes de interromper o sofrimento do povo mas não o fazem e a intenção é simples! Lucrar com o sofrimento e fazerem propaganda eleitoral em cima disto.

POR UM MODELO SUSTENTÁVEL QUE SIRVA ÀS NOSSAS REAIS NECESSIDADES!

Sejamos incisivos em lembrar que é necessário destruir esse modelo de sociedade que não nos serve – e nunca nos serviu!
De modo imediato devemos continuar a construir redes de solidariedade e também cobrar dos governantes e das empresas a responsabilidade de arcar com os custos da reconstrução de nossas casas, nossos bens e nossas cidades.

Porém, somente na construção de um POVO FORTE seremos capazes de novos modelos de cidade, de produção agrária e de exploração mineral que não estejam à serviço do lucro, mas do bem estar de todas e todos, da igualdade e da fraternidade.

✊🏾É necessário construir um POVO FORTE PARA O PODER POPULAR!
🏴PELA REVOLUÇÃO SOCIAL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *